top of page
Buscar

CASA 40 | Conceitos e objetivo


A Casa 40 é a concepção prática do ideal arquitetônico do Victor Tavares, vulgo eu haha. Brincadeiras à parte, quero dizer que a Casa 40 é um estudo de caso de um projeto arquitetônico, em que exploro conceitos, técnicas, materiais, soluções arquitetônicas reais em um projeto fictício.


Você deve estar se perguntando: Mas como assim? Como um projeto fictício com dados reais?

Sim, é exatamente isso. Selecionamos "a dedo", uma localização existente para podermos explorar e estudar melhor sobre nossa identidade arquitetônica.

O local escolhido foi o Residencial Cuscoviile em Analândia, uma localização magnífica, próxima à natureza, e principalmente próximo ao famoso Morro do Cuscuzeiro. Mas vamos com calma, sobre localização, terreno, clima, falaremos num próximo conteúdo.


Por hora, vamos falar mais sobre nossos objetivos e sentimentos em torno desse projeto. Pode ser?


Primeiramente, quero que junto a mim se localize em nossos objetivos, para nós é essencial dar voz e valor a determinados pontos em nossos projetos. Sendo eles: memória e afetividade, brasilidade e materialidade, terreno e implantação.


Ok, estão juntos comigo? Então vamos iniciar falando sobre Memória e Afetividade. Aspecto esse, que entra na subjetividade e interpretação pessoal de cada pessoa, afinal, aqui entra a intimidade e a história de cada ser. Mas basicamente, incentivo o uso e permanência de objetos decorativos, presentes de entes queridos, formas e formatos que ficaram presentes na formação de cada pessoa, de forma a contemplar a história de cada cliente meu.

Talvez esteja confuso, por isso, trarei um exemplo pessoal meu. Trarei o exemplo da casa da minha avó, pois ali passei muito da minha infância, ali tive momentos importantes com minha mãe, meus tios, minha avó e primos. E tudo ali me traz boas lembranças, como o pé de jabuticaba, o balanço, os vasos que minha avó pintou à mão, os revestimentos mais simples e humildes. Tudo ali conta muito da minha infância. Então se eu fosse projetar para mim, com certeza eu precisaria de um bom quintal na minha casa, de plantas e árvores frutíferas, precisaria dos crochês que minha avó costurava e quem sabe, os vasinhos que ela pintou.

Entendem? Essa memória, da casa da minha avó, me traz sensação de pertencimento, me trazem laços afetivos, me trazem significado. E é desse ponto que eu incentivo isso para meus clientes, e também dentro da Casa 40.

Como comentei ali em cima, a Brasilidade e a Materialidade se fazem muito importantes em nossos projetos. Acreditamos que precisamos explorar e florescer cada dia mais o que é de nossa raiz, de nossa autenticidade. E dessa forma fizemos o uso da brasilidade e materialidade na Casa 40.

A área de lazer e o gourmet, por exemplo, está posicionada em meio a um espaço arborizado, em um patamar do terreno em que se coloca em destaque, de fácil acesso. O motivo por trás dessas decisões se devem ao fato de que muitos brasileiros adoram interagir no quintal de suas casas, em momentos de confraternização, como o famoso churrasco brasileiro. Então, precisa ser um espaço muito interativo e especial, com materiais distintos e autênticos (madeira, concreto, tijolos, pedras) para causar sensações e toques diferenciados, além de trazer o natural e a sensação de proximidade com a natureza.

Ainda sobre essa sensação de união, interação e dinâmica complexa da rotina que os brasileiros têm e buscam cada dia mais, pensamos em uma cozinha extremamente completa e confortável, pois muitos de nós vemos a cozinha como o coração da casa, e suas extensões se fazem importantes, como a interação com as salas e também o visual contemplativo da paisagem e todo o quintal.

Acredito que aos porquinhos, já vamos sentindo como decisões arquitetônicas influenciam diretamente na vivências das pessoas, e por isso essas decisões devem ser muito bem pensadas e aplicadas. Sendo assim, pensamos também, sempre em como o Terreno, o solo em si podem influenciar essas vivências. De certa forma, desde sempre por aqui, entendemos que assim como as plantas, a natureza precisa ser respeitada e o solo também precisa.


Ok Victor, vá direto ao ponto. Ok, ok, irei haha. Na Casa 40 definimos respeitar os desníveis, aclives e declives do terreno, de forma em que se fez possível criar uma dinâmica de usos e contemplação das paisagens ao entorno do lar.

Claro, por aqui, definimos os pontos e conceitos principais, mas em breve vocês entenderão mais tecnicamente como tudo foi aplicado para realmente funcionar e atender as questões mais sentimentais que todo lar precisa.


No vídeo (link abaixo), conseguimos explorar com mais profundidade as explicações sobre o projeto em si. O vídeo esta bem legal, vale a pena assistir :)


Obrigado por lerem até aqui, e já sabem, se tiverem mais dúvidas, nos chame em nossas redes sociais, em nosso whatsapp e também por e-mail.

 

CASA 40 | CONCEITOS E OBJETIVO

https://www.youtube.com/watch?v=Z-X4VG7za6A&t=97s


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page